PRINCÍPIOS

A FEBF - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense é uma unidade acadêmica da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro instalada no município de Duque de Caxias em xxxx, que tem sido responsável pela formação de parte expressiva dos/as educadores/as que atuam na rede de ensino da Baixada Fluminense.

A Baixada situa-se na periferia da cidade do Rio de Janeiro, sendo nacionalmente conhecida pelos seus elevados índices de criminalidade, densa população de baixa renda e equipamentos sociais insuficientes e precários. Desejando aprofundar sua contribuição para a compreensão e enfrentamento dos graves problemas que afligem a educação fundamental nos municípios locais, a FEBF, em 1997, iniciou a implantação do NEC, projeto acadêmico que assume compromisso técnico e político com a educação continuada de professores da rede pública de ensino da região.

O NEC tem como objetivo, incentivar e agregar ações acadêmicas de extensão, pesquisa e ensino voltadas para a formação profissional em Educação para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável. Investe na qualificação profissional do/da professor/a da rede pública de ensino da região, fomentando práticas pedagógicas promotoras da cidadania ativa, inspiradas nos princípios de respeito aos direitos humanos e defesa do meio ambiente.

Estrategicamente, o Núcleo constitui-se como um espaço de formação de rede que busca incentivar, assessorar e influenciar o estabelecimento de políticas públicas no seu campo, através da formação de parcerias entre a Universidade, o Poder Público e a Sociedade Organizada.

No plano das atividades acadêmicas, implementa projetos extensionistas de intervenção em parceria com escolas públicas, promove cursos para professores da rede, realiza empréstimo e orientação para utilização de material pedagógico do acervo que dispõe, promove eventos e disponibiliza assessoria pedagógica para professores, escolas e instituições do poder público da Baixada Fluminense.

A implantação do curso de Licenciatura em Geografia com Ênfase em Meio Ambiente na Unidade em 2004, se justificou pela atuação e experiência do NEC na área e demonstra o impacto das atividades do Núcleo na vida acadêmica da FEBF. Além da participação do NEC na elaboração, aprovação e implementação do projeto deste curso, ainda deve-se registrar que na graduação em Pedagogia, são oferecidas as disciplinas eletivas Escola, Violência e Direitos Humanos I e II e Educação Ambiental I e II, concebidas a partir dos princípios e experiências de projetos ancorados no Núcleo.
A definição da área dos projetos aportados no NEC como Educação para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável corresponde, no plano pedagógico, a reflexões e iniciativas em torno dos temas da Educação em Direitos Humanos e da Educação Socioambiental.

Do ponto de vista conceitual, a união desses dois temas expressa uma compreensão de Educação Ambiental e de Educação em Direitos Humanos que articula o paradigma ecológico à abordagem planetária de Direitos Humanos. Isto significa, por um lado, compreender a crise ambiental como uma das faces constitutivas da crise social e econômica em que vivemos e, por outro, perceber a necessidade de superar uma perspectiva de mera defesa de direitos individuais para alcançar a luta pela construção de um mundo mais justo e cidadão para todos e todas. Assim, Cultura da PAZ, qualidade de vida e qualidade ambiental devem ser pensadas articuladamente como parte do modelo social que as engendra.