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O lugar que queremos
Objetivos:
Público Alvo: A partir de dez anos.
Material Necessário:
Desenvolvimento: 1. Mostrar o mapa indicando os pontos de referencia mais conhecidos e as áreas verdes. 2. Entregar as figura para os alunos. Se optarem por coisas que não estejam nas figuras, o professor deverá escrever num papel em branco. 3. Convidar as crianças para construírem esses ambientes com o material distribuído. 4. Depois que o mapa estiver construído, explicar o que é o meio ambiente, localizar as UC’s no mapa e falar sobre a importância delas para este. O professor deverá explicar o que são UC’s, por que são áreas protegidas e fazer uma reflexão sobre essas áreas. 5. Deixar que as crianças falem sobre o que acham do resultado do mapa construído. Se preferirem fazer alguma mudança o professor poderá mudar as figuras de lugar conforme o desejo dos alunos. 6. Ressaltar que o meio ambiente é mais que a natureza, é o espaço como um todo repleto de relações entre os seus componentes.
DICAS PARA O PROFESSOR: Questões polêmicas como “o que fazer com o lixo?” podem surgir, neste caso o professor pode tirar a figura do mapa, destacando-a como uma questão ao qual devemos refletir e propor alternativas para a sua solução.
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