O lugar que queremos

   

Objetivos:

  • Mostrar a possibilidade de um relacionamento com a natureza, respeitando seu ciclo natural;
  • Conhecer as Unidades de Conservação do Município de Duque de Caxias.
  • Mostrar que o Meio ambiente não se refere apenas a natureza,mas ao relacionamento entre sociedades e o meio em que vivemos.

 

Público Alvo:

A partir de dez anos.

 

Material Necessário:

  • Mapa do município de Caxias com as UC’s em destaque.
  • Figuras: lixo, residências, fábricas, pracinha, shopping, hospital, posto de saúde, escola, ônibus, carro, bicicleta, trem, mico(animais silvestres), árvores, lixão, aterro sanitário.

 

Desenvolvimento:

1.      Mostrar o mapa indicando os pontos de referencia mais conhecidos e as áreas verdes.

2.      Entregar as figura para os alunos. Se optarem por coisas que não estejam nas figuras, o professor deverá escrever num papel em branco.

3.      Convidar as crianças para construírem esses ambientes com o material distribuído.

4.      Depois que o mapa estiver construído, explicar o que é o meio ambiente, localizar as UC’s no mapa e falar sobre a importância delas para este. O professor deverá explicar o que são UC’s, por que são áreas protegidas e fazer uma reflexão sobre essas áreas.

5.      Deixar que as crianças falem sobre o que acham do resultado do mapa construído. Se preferirem fazer alguma mudança o professor poderá mudar as figuras de lugar conforme o desejo dos alunos.

6.      Ressaltar que o meio ambiente é mais que a natureza, é o espaço como um todo repleto de relações entre os seus componentes.

 

DICAS PARA O PROFESSOR:

Questões polêmicas como “o que fazer com o lixo?” podem surgir, neste caso o professor pode tirar a figura do mapa, destacando-a como uma questão ao qual devemos refletir e propor alternativas para a sua solução.