* ATIVIDADE 1
Autor: NEC/PEDHEA
Tema: A construção de um mundo melhor.
Título: “Escolhas.”
Objetivo: Mostrar como o respeito à diversidade humana e ambiental influenciam nossas escolhas.
- Separar a turma em dois grupos;
- Os grupos escolherão uma letra e um número;
- O professor lerá a frase contida na atividade;
- Os grupos irão dizer se tal frase respeita ou não os direitos humanos e o meio ambiente;
- Após isso, o grupo escolherá uma gravura que corresponda à frase lida;
- Depois o professor perguntará ao grupo em qual dos mundos a gravura deve ser colada;
- Até que se construa um mundo onde os direitos humanos e o meio ambiente são respeitados e um mundo onde não são respeitados;
- Quando a frase não respeitar o meio ambiente e os direitos humanos, a professora deverá explicar a forma correta daquela frase.
*ATIVIDADE 2
Autor: NEC/PEDHEA
Tema: União e a importância dos direitos humanos para a construção de uma sociedade mais justa.
Título: “Nós.”
Objetivo: Ressaltar valores que compõe uma sociedade mais justa.
- Distribuir os alunos em círculo;
- Distribuir um pedaço de barbante para cada aluno;
- A professora ficará com a sacola de TNT, onde estarão contidas inúmeras palavras que dizem respeito à direitos humanos;
- Cada aluno sorteará uma palavra e lerá em voz alta;
- Após isso o aluno irá amarrar o seu pedaço de barbante com o do colega que estiver ao seu lado, formando assim círculo;
- Depois, a professora irá explicar como a construção de um mundo melhor se dá de maneira coletiva;
- Após isso, a professora distribuirá pedaços de papel ofício, onde os alunos irão desenhar o que eles imaginam que possa contribuir para a construção de um mundo melhor;
- Para finalizar, a professora colará os desenhos em volta do mundo desenhado no papel pardo (a partir de sete anos);
- No caso de ser realizada na educação infantil, a professora pintará as mãos dos alunos, e eles colocarão as mãos sobre o mundo desenhado no papel 40 kg.