Voltar

Atividades

A Fauna Urbana

 

Procedimentos

  • Utilizar o quadro-de-giz ou uma folha grande como cartaz.
  • Pedir que se faça uma lista dos nomes dos bichos que existem na cidade.

Os nomes devem ser escritos, em letras grandes. Exemplos: pulga, gato, cachorro, cavalo, passarinho, formiga, pernilongo, sapo, aranha etc.

 

Discussão

 

Observe que @s alun@s levam um certo tempo para incluir o animal humano, na listagem. Em alguns casos, nem mesmo o incluem.

A educação tendeu a considerar o ser humano como algo superior aos outros animais, a “cópia de Deus”. O resto é “figuração”; logo, pode ser escravizado, enjaulado, morto a pauladas ou a tiros, exterminado com armadilhas e venenos.

Essa idéia, normalmente reforçada por crenças religiosas, terminou justificando a destruição que a espécie humana impôs aos outros animais e aos ecossistemas.

Há uma necessidade imperiosa de se rever conceito, se se pretende estabelecer relações mais harmônicas entre as pessoas e as demais espécies que compões o elenco dos seres vivos que executam o teatro evolucionário da vida sobre a Terra.

 

Atividade Complementar

 

Grupos de alun@s escolhem alguns animais e vão pesquisar para encontrar respostas as seguintes questões:

 

  • Onde vivem, na cidade?
  • O que comem?
  • Quais são seus inimigos naturais?
  • Qual a sua função?
  • Qual é seu tempo médio de vida? (comparar com o tempo de vida das pessoas)

 

Adaptado do livro "Atividades interdisciplinares de Educação Ambiental", de Genebaldo Freire Dias - Ph.D.


Percebendo as mudanças através das imagens 

Objetivo

Promover comparações de um mesmo lugar em diferentes épocas por meio de fotografias. 

Desenvolvimento

Trazer de casa fotografias antigas da sua cidade, bairro ou rua. Depois selecionar as fotos mais expressivas, identificar os locais que aparecem nelas e organizar uma caminhada de visita aos locais vistos nas fotos.

Na escola deve-se fazer um trabalho de comparação das imagens antigas com as atuais, e observar o que melhorou, o que piorou, quais as causas e as conseqüências dessas mudanças e quais as alternativas de soluções.

Após esse trabalho, propor uma exposição com as melhores comparações fotográficas e convidar a comunidade e os meios de comunicação social para vê-la. 

 


As pegadas dos animais 

Objetivo

Explorar diferentes imagens que permitam a discussão da riqueza da biodiversidade do país com os alunos. 

Desenvolvimento

Através da leitura de imagens propõe-se uma apresentação da riqueza de fauna e flora nacionais e a discussão sobre a importância de preservá-las. No arquivo abaixo, produzido pelo Governo do Estado de São Paulo, apresentam-se diferentes pegadas de animais observados na Mata Atlântica, em tamanho natural.

DOWNLOAD DO ARQUIVO em PDF.

Informações sobre o arquivo
Autor: São Paulo (Estado) Secretaria do Meio Ambiente/Coordenadoria de Educação Ambiental/CEAM
Editora: SMA/CEAM
Local: São Paulo/SP
Ano: 2000
N.º págs.: 25